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Fale a verdade, você é como a gente que adora fazer uma listinha de tendências para o ano seguinte, não é?

No nosso caso, aqui no Grupo Unika, temos algumas e decidimos compartilhar com vocês a nossa lista de tendências para eventos corporativos em 2020! Mas o que significa fazer parte da indústria de eventos em 2020? Bem, para começar, não pisque. As reuniões estão crescendo e evoluindo rapidamente, e cada uma é um experimento na aplicação de novos métodos para encontrar uma fórmula perfeita, ou quase isso, de um evento corporativo.

Porém, isso é mais fácil dizer do que fazer em uma ciência que tem zero constantes.

Para ter sucesso, é preciso ser dinâmico, ser flexível e, acima de tudo, estar em sintonia com os desejos dos participantes. Para locais e planejadores, isso significa ter um olhar adiante para se antecipar a essas novas tendências no gerenciamento de eventos.
Vejamos aqui tipos de tendências para esses eventos.

Influencers ou influenciadores digitais

A geração millenial desenvolveu uma grande aptidão em reproduzir seus conteúdos por meios digitais, surpreendendo tanto o pessoal do marketing, quanto os próprios desenvolvedores das plataformas, como Instagram, Facebook e Youtube. E isso não parou dado que o Tik Tok também se mostra um meio que tende a se tornar ainda mais viral no decorrer dos anos. Sendo assim, essas pessoas que juntam no mesmo personagem produtores de conteúdo e apresentadores se tornaram a figura mais acabada do que chamamos de empreendedores desse milênio.
Isso significa que a produção de um evento que conte com essas pessoas, levando em conta o público de cada um a persona que você deseja engajar, se tornou algo que soma simultaneamente de fácil acesso ao palestrante, custo razoavelmente baixo e uma rede de contatos e de público fiel que divulgará entre eles mesmo o seu evento.

Transmissão ao vivo

Isso explica em muito como esse influencer se mostrará uma nova forma de apresentação efetiva e eficiente.
Usando uma câmera pessoal ou de celular, jovens (não somente eles) criaram programas e lives muito semelhantes aos antigos programas de auditório do rádio e da televisão. Com a vantagem que sua autenticidade, sua demonstração do “do your self” e possíveis improvisações, mostraram ao público como se poderia criar programas interessantes sem ter um curso artístico ou formal.

Essa é uma tendência que se mostra possível e deve ser cultivada, fazendo uso de plataformas como o Facebook, Snapchat, Hangout e até mesmo Skype, é possível criar um modelo de palestra que pode ser feita para o seu evento e compartilhada para o público ao vivo. Também pode ser depois editada para criar conteúdo para outras mídias, de acordo com a proposta delas e/ou mesmo usar o áudio para Podcast’s.

Com o auxílio de uma equipe de profissionais, postagens e transmissões em tempo real, isso vai atrair o público e aumentar o tráfego de suas redes, além dos comentários trazerem feedbacks em tempo real do conteúdo apresentado.

Sustentabilidade

O tema que talvez se mostre mais atraente e menos polêmico quando se trata de uma palestra e talvez explique como muitos desses influencers se destacaram. Eventos corporativos que destacam isso, sempre são bem-vindos e também servem para mobilizar seus colaboradores, visto que se pode, inclusive, aplicar conceitos de qualidade total e melhora da logística da empresa.

Com ela é possível demonstrar para seu público e colaboradores a expertise da tecnologia (ingressos digitais por meio de tecnologia mobile, por exemplo), proposta em melhora dos procedimentos da empresa e também da possibilidade de mudança tanto interna quanto externa.
Também é interessante, pois é possível reavaliar a cadeia de compras e fornecedores, buscando os que
seguem a mesma linha e os convidando para o evento onde a sinergia será inevitável ao que comparecerem. A econômica de recursos como a água dentro dos ambientes corporativos também acarretará um decréscimo nos custos.

Inclusão

Outro tema chave para a geração millennial foi justamente a inclusão, que moveu centenas de jovens, LGBT’s, negros, especiais, mulheres e outros a produção de uma série de conteúdos que julgavam não estarem sendo contemplados na mídia tradicional.
Isso também explica a renovação dessas estéticas em espaços tão pequenos: para muitos deles, o quarto de suas casas (quando existia um quarto) era o universo que se abria e o momento que podiam ser eles mesmos.
Até mesmo sem esse espaço, celulares e tablets acabaram se tornando os sets para essas novas programações que abriram espaço também para uma infinidade de possibilidades de mercado: passando por brinquedos, livros, games e finalmente filmes.

Uma pesquisa sobre a persona de seus clientes pode exibir quais desses temas se mostra mais próximo deles e finalmente, por meio da autenticidade mostrada, convencê-los ao engajamento e a conversões.

Eventos bem planejados levam a melhor receptividade pública.

Espaços para eventos com infraestrutura completa

Nesse sentido é mais interessante entrar em contato com empresas que já estejam especializadas nesse tipo de evento e que têm os meios e até mesmo os contatos necessários com palestrantes e influencer adequados aos valores de sua empresa.

Elas já disponibilizam espaços e tem o equipamento adequado para que o contratante apenas escolha o modelo do evento ou pelo menos um modelo aproximado, fácil de ser alterado e adequado ao planejamento proposto.

Isso é de suma importância, pois os públicos variam de acordo com o evento e pode-se conhecer bem as tendências de consumo de seus clientes, mas não o tipo de evento que os atrai ou mesmo quais palestrantes lhe parecem relevantes.

Muitas vezes, um bom Youtuber com um texto didático faz mais efeito do que um especialista que não domina bem a fala em eventos transmitidos ao vivo ou para um público leigo. Se o que procuramos é engajamento, como diria Mile Davis; “menos é mais”.

Essas são algumas das tendências de mercado que estão se mostrando em alta para 2020, porém, existem várias outras que estão sendo criadas, enquanto você lê este texto. Mantenha-se ligado aqui na nossa página e continue antenado. Até logo.