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A viagem de incentivo é um elemento de recompensa de um programa de incentivo, reconhecimento ou lealdade, que assume a forma de uma viagem paga com todas as despesas, normalmente com acompanhante, com base em um roteiro de eventos e atividades programadas. Uma viagem de incentivo é necessária para motivar e recompensar os funcionários de uma empresa ou uma maneira de agradecer seus clientes/fornecedores/distribuidores. 

No entanto, essa é uma atividade planejada que busca criar e incentivar relacionamentos de um grupo ou recompensar um trabalho bem feito e, por isso mesmo, deve ser bem-feita também.

É uma boa maneira de promover a lealdade de clientes e trabalhadores, promover os valores associados à empresa, conectar departamentos e/ou recompensar o cumprimento das metas de vendas, entre outros aspectos que permeiam uma empresa ao longo de um ano inteiro.

Vem com a gente e descubra mais sobre os benefícios de uma viagem de incentivo.

O que é programa de incentivo?

Programas de incentivo, reconhecimento e fidelidade são usados ​​pelas empresas como uma ferramenta motivacional para atingir determinados objetivos de negócios, por exemplo, para aumentar as vendas ou parabenizar um período (normalmente anual) de um trabalho significativo na companhia.

Programa de incentivo para grupos ou indivíduos

Os programas de incentivo podem ser divididos em dois tipos: para grupos e indivíduos.  

Normalmente, o incentivo individual procura recompensar um funcionário por determinadas realizações e os incentivos para os grupos buscam promover os vínculos entre os membros de um departamento.

Mas também podem promover a competição. Tanto em grupo quanto individual.

Por exemplo: uma campanha com um pack de produtos específicos cujas metas de vendas devem ser batidas, gerando uma pontuação mínima que irá acionar o gatilho da campanha e determinar a participar para potencial do grupo ou indivíduo para a premiação final (viagem de incentivo).

Algumas empresas, inclusive, costumam utilizar aceleradores de pontos para aumentar as chances nos programas de incentivo.

Os aceleradores de pontos funcionam mediante regras criadas pelo conselho do programa ou jogo corporativo que podem dobrar a pontuação dos participantes.

Exemplo: um produto do pack é classificado como mais precioso e a venda dele gera um acelerador que dobra os pontos na comparação com os demais produtos do pack.

Aqueles que atendem aos critérios relevantes são recompensados ​​participando da viagem de incentivo. Geralmente, são viagens de grupo com um itinerário definido, no qual todos os qualificados participam do mesmo programa de eventos e atividades, no entanto, viagens de incentivo individuais também são usadas por algumas empresas.

Com um prêmio final digno da campanha, os resultados podem extraordinários tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Viagens de incentivo e prêmios

O programa de incentivo pode ter 1 ou mais prêmios que serão distribuídos entre os qualificados mais bem colocados em cada campanha.

E para cumprir com a entrega dos prêmios, todo um processo de pontuação, regras, controle e qualificação deve ser montado.

Normalmente, agências ou empresas especializadas em programas de incentivo, trade marketing ou jogos corporativos realizam este trabalho, porém, quando o grande prêmio planejar os eventos e as reuniões, para coordenar a viagem e projetar o itinerário, incluindo todos os preparativos como acomodações, recepções, jantares, atividades, entretenimento e eventos especiais.

Geralmente, isso envolve profissionais da área de viagens de incentivo ou viagens corporativas que determinam tudo antes e vão para a cidade onde o evento está sendo realizado, para ajudá-los a reservar e gerenciar elementos locais, como restaurantes, transporte, pessoal, produção, decoração, entretenimento e atividades.

É um incentivo de vendas e empenho profissional

Os incentivos são uma maneira muito eficaz de impulsionar as vendas ou recompensar a performance destacada de um determinado número de funcionários.

Um programa de incentivo pode ser direcionado aos funcionários de uma empresa, ou seja, à equipe de vendas ou a seus distribuidores e revendedores.

Por exemplo, um fabricante de automóveis pode criar um programa de incentivo para seus revendedores, pelo qual eles precisam atingir uma determinada meta de vendas a cada mês. No final do período do programa, talvez um ano, aqueles que realizaram a quantidade necessária de vendas serão recompensados ​​por se reunir com executivos da gerência e outros revendedores qualificados para participar da viagem de premiação.

Isso pode consistir em uma viagem de 3 dias à Fortaleza no Ceará com uma recepção de coquetel no hotel, um jantar privado e seguido de atividades de lazer.

Motivação dos funcionários

As viagens em grupo são frequentemente usadas para motivar os funcionários.

Envolver as pessoas, mudar atitudes, construir moral e incorporar novos valores. Isso pode ser para tratar de baixa produtividade, rotatividade de funcionários e atendimento inadequado ao cliente, ou agenciar o trabalho em equipe e introduzir novos produtos. 

Nesse caso, um programa de viagens em grupo pode ser criado para inspirar os funcionários através de um itinerário de atividades experimentais, que o grupo compartilha em equipe. Essas atividades são projetadas especificamente para oferecer engajamento, aprendizado e ação que serão traduzidos de volta ao ambiente de trabalho.

Assim sendo, uma viagem de incentivo deve ser única, criativa e divertida.  Eles podem se concentrar em esportes e atividades em grupo. É uma escolha perfeita se você procura ambientar e incentivar o trabalho em equipe e o espírito competitivo. Elas também podem girar em torno de temas culturais ou apenas ser uma viagem única e espetacular pelo itinerário em si.

Uma das últimas tendências do setor é desenvolver atividades relacionadas à cooperação e atividades de responsabilidade social.

Alguns dos aspectos que você deve levar em consideração ao planejar seus incentivos de viagem são:

  •       É importante ter um equilíbrio entre atividades de lazer e negócios;
  •       A seleção do destino é a chave para o desenvolvimento das atividades. Se você não souber qual escolher, fale com o Grupo Unika e veja o que podemos oferecer;
  •       Lembre-se das características demográficas do público e adapte as atividades às suas necessidades;
  •       Deve ser sempre novo e atraente. A ideia é recompensar e incentivar a participação do público;
  •       É recomendável fazer uma inspeção no local de destino selecionado para verificar todos os serviços contratados.

E é isso meus amigos! Dê uma excelente viagem de incentivo aos seus funcionários e veja sua empresa ser recompensada por isso com ótimos resultados. Você não vai ser arrepender, especialmente se colocar o Grupo Unika como responsável por todo o planejamento da viagem.