BLOG
UNIKA

O mercado de viagens corporativas no Brasil teve um avanço geral de 4,1% em volume de vendas no terceiro trimestre de 2019, o que corresponde à oscilação de R$ 2.876.569.709 para R$ 2.993.807.407. Os dados são resultados da tradicional pesquisa de vendas feita pela Associação Brasileira de Viagens Corporativas (Abracorp).

O desempenho dos segmentos aéreo e hoteleiro, juntos, representou mais de 60% do valor monetário apurado: R$ 1.840.274.565 do total vendido de R$ 2.993.807.407. Em termos percentuais, o mercado aéreo nacional cresceu 7,3% e a hotelaria 19,1% no terceiro trimestre, comparado ao mesmo período de 2018. Já o aéreo internacional apresentou aumento de 2,3%, subindo de R$ 732.345.988 para R$ 749.526.486.

Os maiores declínios ocorreram com os segmentos Cruzeiros Internacionais (-80,3%) e Seguro Viagem Internacional (-30,9%), recuando de R$ 106.576 e R$ 1.073.016 para R$ 21.013 e R$ 741.778, respectivamente. Por outro lado, o segmento que mais cresceu foi o de Transfer Internacional (40,2%), de R$ 4.905.496 para R$ 6.878.502. Já o Seguro Viagem Nacional cresceu 34%, de R$ 11.680.030 para R$ 15.651.233.

Produto/Serviço Vendas VAR(%)

2018 | 2019
Aéreo Nacional 1.130.156.287 | 1.212.196.256 7,3%
Aéreo Internacional 732.345.988 | 749.526.486 2,3%
Hotel Nacional 527.487.524 | 628.078.309 19,1%
Hotel Internacional 146.097.912 | 134.218.086 -8,1%
Locadora Nacional 37.815.445 | 40.954.216 8,3%
Locadora Internacional 10.157.106 | 7.439.242 -26,8%
Transfer Nacional 5.692.235 | 6.984.620 22,7%
Transfer Internacional 4.905.496 | 6.878.502 40,2%
Seguro Viagem Nacional 11.680.030 | 15.651.233 34,0%
Seguro Viagem Inter. 1.073.016 | 741.778 -30,9%
Cruzeiro Nacional 747.593 | 659.194 – 11,8%
Cruzeiro Internacional 106.576 | 21.013 -80,3%
Pacotes de Viagem Nac. 24.026.822 | 26.277.652 9,4%
Pacotes de Viagem Inter. 3.425.877 | 3.201.754 -6,5%
Demais Serviços Nac. 226.056.445 | 148.313.820 -34,4%
Demais Serviços Inter. 14.795.357 | 12.665.246 -14,4%
Total 2.876.569.709 | 2.993.807.407 4,1%

Em relação ao market share do comparativo geral das vendas do terceiro trimestre de 2019, o segmento Aéreo Nacional representou 40,5% do total, seguido pelo Aéreo Internacional (25%), Hotelaria Nacional (21%), Hotelaria Internacional (4,5%) e Locação Nacional (1,4%). Somados, eles alcançaram 92,4% do total.

Fonte: Panrotas