BLOG
UNIKA

Viagens corporativas são uma das grandes tendências de 2020. Apesar da grande comunicabilidade criada pela tecnologia mobile entre outras a presença física ainda se mostra necessária. Assim tanto empreendedores, como empresários e colaboradores devem estar preparados para realizar mais esse braço de empreendimento.

Para que esses objetivos se concretizem, é necessário que haja um bom gerenciamento de viagens corporativas.

Este gerenciamento pode se dar de duas maneiras, por meio de uma agência especializada ou internamente.

Quando realizado da primeira maneira ele é executado através de um gerente de viagens corporativo que já conhece todos os meandros dessa ação. Por isso é de bom grado que se procure empresas especializadas nesse tipo de traslado.

As responsabilidades de um gerente de viagens corporativas.

Tanto internamente quanto externamente, um gerente de viagens corporativas tem como sua meta supervisionar diariamente como essas se dão e se a estratégia geral que organiza as viagens está se mostrando eficaz. Dentre essas ações organizativas estão a de:

Gestar e cultivar a políticas de viagens corporativas de uma ou mais empresas sempre se adequando às necessidades específicas de cada uma e das demandas de cada viagem.

Manter controle e provisionamento do orçamento de viagem da empresa.

Criar as condições para que o viajante possa realizar seu translado de maneira segura.

Verificar e administrar os reembolsos das eventuais despesas de viagem.

Assim ele tem por desígnio levar o viajante onde precisa ir levando em conta as finanças da empresa.

Desafios do gerenciamento de viagens corporativas.

Aqui deve se levar em conta que gerenciar partes móveis (colaboradores, empresários e empreendedores em movimento) necessita de grande especialidade e autogerenciamento.

Um dos eventos mais interessantes sobre isso é um em cada três viajantes de negócios norte-americanos vem a renunciar a política da empresa, com alegações que vão de conveniência a preços mais acessíveis como alguns dos motivos para abandonar as regras propostas pelo programa de viagens corporativas.

Manter a sincronia entre segurança nas viajantes de negócios e simultaneamente ter planos alternativos preparados para eventuais cancelamentos ou atrasos nos voos ou quaisquer outras dificuldades ligadas aos transportes.

Procurar essa arte que é equilibrar o orçamento da empresa como o conforto do viajante.
Tudo isso demanda expertise que se aperfeiçoa com o tempo.

Abordando esses desafios da maneira correta.

As empresas que enfrentam os desafios inevitáveis do gerenciamento de viagens corporativas precisam dispor de gerentes ou agentes de viagens corporativos que possam se dedicar durante todo o período que acontece a viagem, estando disponíveis 24 horas por dia se necessário.
Isso porque as agências de viagens corporativo devem cuidar e manter a segurança dos que viajam, diminuir riscos a níveis mínimos e estarem disponíveis e preparadas para criar planos alternativos em caso de cancelamento dos originais

A melhor reposta é ter uma grande abrangência de políticas de viagens corporativas, em funcionamento e que tenham condições de serem realizadas in loco. Procedimentos e planos eficazes gestados para resolver e eliminar desafios são as chaves para que problemas eventuais sejam resolvidos.

Algumas das tendências das viagens corporativas.

O aumento da especialização das agências de viagem devido aumento da demanda pelas viagens corporativas tem incentivado as empresas de viagem a criar planos mais efetivos e com tarifas e sistemas de conveniência, mas flexíveis.

Isso faz com a as empresas criem procedimentos como o de aprovar pré-reservas para garantir preços mais baratos e acomodações mais confortáveis.

O Bleisure, técnica que combina a viagens de negócios com lazer tem criado maior engajamento com os colaboradores.
Isso sem falar de como a inteligência artificial está aumentando a eficiência do gerenciamento das viagens corporativas, ao conseguir coligar e sincronizar hotéis, voos e sistemas de transporte pessoais como táxis e ubers.

Um setor em expansão.

A grande expansão dos negócios e das redes de contatos em termos federais e em alcance internacional (melhores transportes dentro de país e melhores comunicações com outros países) mostra como as viagens corporativas têm se mostrado um negócio em franca expansão. Algumas projeções mostram taxas de crescimento de mais de 4% e fluxos de dinheiro que batem a casa de quase 1,5 Bilhão.

Não esqueçamos também que conferências, retiros e mesmo viagens como prêmios também fazem parte desse pacote de viagens. Como resultado disso várias pessoas têm disponibilizado o compartilhamento doméstico de suas residências para a estada deste tipo de viajantes além de aplicativos como Airbnb for Work.

Quais são as melhores ferramentas e recursos para gerenciar viagens corporativas?

Deseja contratar um gerente de viagens corporativo ou equipar sua equipe de viagem com as ferramentas certas para o trabalho? Aqui estão nossas recomendações para encontrar as ferramentas do comércio e um ótimo gerente de viagens.

Algumas dicas para o gerenciamento eficiente

· Deixe claro ao gerente de viagens corporativo suas necessidades e quanto pode pagar.

· Uma boa descrição do trabalho sempre ajuda na hora de delimitar o que se espera de uma viagem corporativa, tanto para você quanto para o gerente de viagem. Divulgue por meio de suas redes sociais para que possa atrair agentes de viagem interessados.

· Entre em contato com sua própria rede de contatos comercial para que possam lhe passar dicas e pessoas competentes em termos de gerenciamento de viagens. Sempre cria uma sinergia parceiros que trocam informações uns com outros.

· Aplicativos como o Lola.com permitem que os próprios viajantes possam fazer suas reservas de acomodações, automóveis e voos, claro que sobre as orientações de seu agente de viagens corporativo. Além disso esses aplicativos também possuem opções de acompanhamento administrativas e de finanças, além de sistemas para gerenciamento de segurança.

Por tudo isso o gerenciamento de viagens corporativas é um meio de engajar seus colaboradores, expandir seus negócios e maximizar a questão de eficiência entre seus custos e benefícios. Investir como precisão e segurança de seus resultados é necessário e a estabilidade e a base da ousadia em negócios. Essa estabilidade é dada ao se dispor de profissionais e de tecnologia adequada de gerenciamento que agrega ao trabalho também sentimento de um ótimo trabalho realizado.