BLOG
UNIKA

10 maneiras de motivar seus funcionários

Motivar seus funcionários! Este é um dos maiores desafios com o qual o mundo empresarial pode se deparar. Isso porque manter o astral em alta dos seus colaboradores é uma excepcional forma de conquistar grandes resultados. No entanto, motivá-los não é uma tarefa simples. Envolve saber integrar reconhecimento, recompensa, desafio, clima organizacional positivo e exemplo. 

Se a sua empresa está passando por um momento de dificuldade para motivar seus funcionários, saiba que você não está só. Diversos empreendimentos encontram obstáculos para dar aquele UP em seus colaboradores e, como todos sabem, pessoas insatisfeitas não trazem faturamento. Fato!

Mas este não é um desafio que o seu negócio deve enfrentar sozinho. Não quando há tanta informação e profissionais qualificados prontos para te ajudar. 

Este artigo é um exemplo disso. Aqui mostraremos 10 maneiras de motivar seus funcionários com viagens de incentivo, happy hours, benefícios, reconhecimento, plano de carreira e mais.

Confira:

Ambiente de trabalho

Qualidade de vida! Antes intocável em primeiro lugar na preferência de todos os trabalhadores, o salário agora fica atrás da qualidade de vida para muitos. 

E nada mais justo! Afinal de contas, como desenvolver um bom trabalho em condições precárias?

É simplesmente impossível! Tais funcionários até são assíduos e cumprem as suas funções, mas dificilmente prosperam e vão além das expectativas. Tornando-se um profissional desmotivado e estagnado. 

No entanto, um ambiente de trabalho que desfrute de equipamentos adequados, espaços confortáveis, sistemas modernos e fáceis de serem usados e mais uma série de fatores que melhore a saúde, conforto e proporcionem qualidade de vida, motivam qualquer pessoa.

Quando você cria uma atmosfera agradável, acolhedora e confortável, seus funcionários ficam mais do que ansiosos para ir trabalhar todos os dias.

Reconheça a conquista dos funcionários

Todo mundo quer ser reconhecido por algo que fez, pois a pior das sensações é fazer um trabalho bem-feito que ninguém dá a mínima. 

O reconhecimento de um trabalho bem feito proveniente da alta gerência significará mais para um funcionário do que você pensa. Lembre-se sempre de dar crédito quando o crédito é devido.

Benefícios

Lembra-se quando dissemos que o salário não é mais o preferido de todos os trabalhadores? Pois bem, os benefícios de um cargo assumiram lugar de destaque na preferência de vários profissionais. 

São muitos os benefícios que podem ser oferecidos aos seus funcionários. Dentre os quais ale alimentação, vale refeição, plano de saúde empresarial, plano odontológico, auxílio creche, auxílio gasolina, auxílio estacionamento, entre outros.

Plano de carreira

Outro queridinho dos profissionais, o plano de carreira mantém motivado um funcionário que quer crescer dentro da empresa.

Alçar voos maiores, mas cuja conquista depende de um elaborado plano de carreira por parte da contratante.

Bons serviços prestados, metas alcançadas e horas dedicadas após o término do expediente precisam ser reconhecidos com mais do que um elogio ou um “tapinha" nas costas. Por isso, promova uma perspectiva de crescimento para os seus colaboradores.

 Programas de incentivo 

Sim, benefícios, condições de trabalho adequados e plano de carreira são importantes, mas isso, convenhamos, é o que toda empresa em que pensa em ser vitoriosa precisa oferecer para manter seus funcionários motivados.

Há, porém, formas criativas e planejadas para conseguir um algo a mais de cada um de seus colaboradores, e eles são os programas de incentivo.

Os programas de incentivo oferecem diferentes remunerações por metas atingidas e etapas conquistadas, prêmios diversos, bônus e mesmo viagens para os funcionários que mais se destacam para diversos lugares do Brasil e do mundo e, normalmente, com direito a um acompanhante.

Viagens de incentivo

A viagem de incentivo é o reconhecimento máximo que um programa de incentivo pode oferecer. 

Várias campanhas de incentivo desenvolvidas pelas empresas possuem diversas metas e diferentes prêmios para cada etapa alcançada, porém, o topo é reservado para os profissionais que mais se destacam e o prêmio por isso é uma viagem com tudo pago.

Mas não é simples planejar uma viagem de incentivo, nada disso. Especialmente para companhias que nunca efetuaram este tipo de campanha. 

Roteiros com experiências únicas, criativas e exclusivas, pensando no estreitamento de relações com os clientes e na retenção e reconhecimento de talentos precisam elaborados por experts no tema. 

E, neste caso, recomendamos fortemente que entre em contato conosco, pois somos os melhores nomes do ramo de viagem de incentivo. Basta conhecer nossos serviços, contratar e relaxar, pois tudo fica por nossa conta. 

Uma viagem Unika!  

Comunicação positiva

Todo mundo se comunica no trabalho, mas você precisa criar canais que permitam a melhor interação possível.

Isso pode ser o mais difícil, mas as lideranças precisam passar ao menos um curto período de tempo todos os dias para conversar com seus funcionários, discutindo ideias, preocupações, saber como eles estão, se a vida está em ordem e até mesmo uma mensagem descontraída que ajude a suavizar o ambiente. 

A pior coisa que pode acontecer em um ambiente de trabalho é quando o chefe aparece e todos se sentem fortemente vigiados.

Isso não apenas deixará seus funcionários felizes, mas também fornecerá a você informações muito necessárias sobre os seus negócios, acredite.

Tenha sempre a mente aberta às novas ideias

Todo mundo é único e imprevisível. 

Cada profissional possui um amplo repertório que, se bem explorado, pode render as melhores ideias para o crescimento de sua empresa. 

Tenha a mente aberta para receber essas ideias e não afastá-las. Braços abertos as sugestões de todos, por mais tolas ou sem sentido que possam parecer, nunca as desmereça. 

Poucas coisas são mais desmotivadoras do que um líder que torna uma ideia do seu funcionário em piada para os demais colaboradores. 

Nada de tédio – ofereça happy hours 

Não deixe que os funcionários fiquem entediados. O tédio é o grande aliado da desmotivação.

Organize um happy hour toda sexta-feira, faça almoços juntos no escritório em quartas-feiras alternativas ou permita que uma pessoa diferente realize as reuniões semanais para acabar com a tristeza e também para quebrar a rotina cansativa do escritório. 

Um líder que seja um exemplo a seguir

Como líder, os funcionários procurarão um exemplo para o resto do grupo.

Se você não for um exemplo a ser seguido, seus funcionários dirão “se meu líder é assim, por que devo me importar?".

São os líderes que tendem a definir um tom e valores para a empresa, sendo fundamentais na motivação de cada membro da equipe

Se os líderes derem um exemplo de pensamento positivo, os funcionários o seguirão, e toda a cultura de trabalho se tornará mais motivadora.

Em suma, um ambiente positivo e com as devidas atenções e recompensas irão dar para a sua empresa funcionários motivados e lucrativos.